10 de abr. de 2007

Brasil - Espanha

Faz quase três anos que vivo na Espanha, por questões conjugais. E agora vejo que realmente nunca me empenhei em me enturmar com os brasileiros aqui. Não devemos ser muitos, já que a cidade não é muito grande, enquanto a comunidade brasileira em cidades como Madrid e Barcelona já deve ser significativa e organizada. Estou por fora de tudo, para falar a verdade.

O que faço com mais freqüência atualmente é escutar as rádios brasileiras com as quais consigo conexão por internet (geralmente as AM, algumas que eu nunca havia escutado quando estava no Brasil, porque as FM mais concorridas são impossíveis de ouvir pela quantidade de gente conectada). Também navego muito por blogs brasileiros, entro nos portais mais grandes, no Youtube vejo os vídeos do baú, leio muitos comentários do orkut, enfim...faço o que posso para manter o contato com o Brasil.

Gostaria de receber o sinal de alguma tv brasileira, mas vai ver só consigo se pagar... Outro dia pude ver a Record Internacional em Portugal. Os programas não pareciam muito bons, mas só por essa ilusão sem explicação de ver algo brasileiro já valeria a pena. Há pouco vi que existe uma página da Record na Espanha.

E aliás, por falar em rádios e afins, a música brasileira, mais especificamente bossa nova, é uma febre mundial até hoje, pelo menos nos cafés. Cada vez que visito um país europeu e entro num bar ou café está ali tocando alguma música brasileira. Aqui na cidade tocam bossa nova a exaustão no Café Latino, para dar um exemplo (um lugar maravilhoso, com bons concertos de jazz, quando não está super lotado).

O legal é que quando vou a Portugal (a fronteira está a uma hora de carro), nas rádios portuguesas tocam muita música brasileira, e ali há várias novelas da Globo sendo exibidas simultaneamente e se tiver sorte até posso comprar a Veja (não sou noveleira convicta mas quando vou a Portugal me transformo). Claro que posso ler notícias e revistas brasileiras por internet, mas é uma alegria poder ir à banca de jornais portuguesa e encontrar uma revista Veja pendurada ali. Claro que custa uma fortuna, mas é toda a ilusão de folhear e cheirar uma revista brasileira. É ridículo mesmo, mas eu valorizo e acho que estou ficando velha.

Alguns sites sobre a relação Brasil - Espanha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares