6 de mai. de 2007

Ao entardecer...

Ao entardecer, encontro pessoas catando coisas nas latas e containers de lixo espalhados pela cidade. Geralmente são idosos. Chegam a disputar e quase brigar por certos materiais. Alguns trazem seus carrinhos para ir juntando o lixo.

É chamada de Síndrome de Diógenes um comportamento que faz as pessoas irem acumulando coisas desnecessariamente, chegando a levar para casa lixo da rua. Dizem que se manifesta principalmente em pessoas idosas e solitárias. Parece que inconscientemente as pessoas juntam coisas pensando que talvez no futuro tais coisas possam ser úteis. Há muitos idosos que vivem sozinhos e sem familiares que os visitem.

De vez em quando aparece na mídia a história de vizinhos de idosos afetados por este problema que precisaram tomar medidas, como chamar os bombeiros, para que levassem todo o lixo acumulado na casa desses idosos. Muitas vezes a casa fica tao cheia de coisas acumuladas que a pessoa dorme no corredor ou mesmo fora de casa. Sem contar que se acumulam não só lixo, mas também junto com ele aparecem ratos, animais mortos, insetos, mau cheiro, um verdadeiro problema sanitário. Tem gente que acumula também não só objetos, mas também animais como gatos e cachorros, que acabam ficando numa situação lamentável.

Mas como diz uma matéria do El País, sou também uma dessas pessoas da atual sociedade de consumo, que vive com medo de algum dia acabar assim. Porque como muitas pessoas, eu também tenho mania de acumular muitas coisas. Livros, sapatos, cds, recortes de jornais e revistas que nunca mais vou ver, arquivos, fotos, favoritos, arquivos nos computadores. E se esse desejo de acumular se tornasse incontrolável, seria um passo para essa enfermidade.

Links:

Literalmente patológico
Síndrome de Diógenes: vivir entre basura
Consumer.es
El Hoarding o Síndrome de Diógenes con animales
Los casos de Síndrome de Diógenes se disparan - 20minutos.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares