14 de mai. de 2007

Aprender espanhol 1

Falar sobre como aprender um idioma sem ser uma especialista no assunto é complicado. O que posso fazer é contar como aprendi o espanhol e indicar algumas páginas interessantes que possam servir de apoio na aprendizagem.

Acho que é sempre difícil aprender qualquer coisa se não há constância e metas para serem superadas. No meu caso, aprender espanhol era uma necessidade.

De qualquer forma acho legal as pessoas se testarem sempre para que possam ter uma idéia do nível em que estão e para saber o que foi assimilado. Por exemplo, para quem estuda sozinho, acho legal tentar o DELE, para saber o nível do idioma e de quebra conseguir um certificado oficial de espanhol.

Atualmente tenho o certificado DELE de nível inicial, que aprovei em São Paulo. Fiz o exame depois de um cursinho de espanhol de 30 horas na empresa em que trabalhava em São Paulo. Com um bom professor é possível aprender muito em pouco tempo. Mas claro, tive que repassar muitas lições sozinha.

Agora penso tentar o DELE de nível superior, mas de qualquer forma necessito me preparar para este exame de forma séria. Dizem que não é fácil e pagar a inscrição do exame tem que ser um investimento e não um gasto.


Como comecei:
  • Dicionário de bolso pt-es e vice versa. Não faz falta comprar um super dicionário no inicio. O importante é realmente usar o dicionário e poder levá-lo a todos os lugares. Link: Dicionário Português-Espanhol online WordReference
  • É bom ir treinando e acostumando os ouvidos: ouvir música em espanhol. Canções que sejam claras e agradáveis. Ouvia muito "Romance" do Luis Miguel, em que ele canta bolero dos anos 50. Se não me engano são 3 cds. Só com isso já dá para praticar muito. Ouvir e cantar, tentar copiar a forma de pronunciar.
  • Treinar os ouvidos também vendo tv e ouvindo rádio em espanhol. Link: wwiTV.com (tv por streaming)
  • Lendo revistas e jornais. No começo é cansativo ler textos longos. Depois fui pegando a prática. O legal é encontrar o maior número de coisas agradáveis que possam ser feitas por dias seguidos. Link: XL Semanal (revista semanal), EPS (revista semanal), El Mundo (jornal), El País (jornal), La Voz de Galicia (jornal), ABC.es (jornal), PC Actual (revista), CincoDias.com (jornal finanças e economia), Expansión.com (jornal finanças e economia).

Já na Espanha:
  • Conversar e ouvir a conversa dos outros. Anotar vocabulário novo, falsos cognatos, frases confusas e repassar. Pronunciar.
  • Comprei um livro de espanhol para estrangeiros, o dicionário da Real Academia Española e um dicionário de verbos. Link: Conjugador de verbos.
  • Tv, estive horas vendo tv, para pegar as expressões mais coloquiais. Principalmente em programas de fofocas dá para pegar muita coisa. Aprendi muito mesmo vendo tv.
  • Perder o medo do ridículo e falar e falar. Falar do jeito que você pensa mesmo, errado. Pedia a meus amigos espanhóis que me corrigissem. E falar e falar. Não ter vergonha de errar. Com o tempo e a prática você vai se tornando mais objetivo e começa a pensar no idioma. Arriscar usar as expressões coloquiais para dar mais vida ao que se está falando.
  • Ler muito. Melhor em voz alta para poder ir se acostumando à pronúncia.
  • Copiar textos em espanhol. De jornais e revistas ou trechos de livros.
  • Escrever textos próprios, melhor no computador, porque assim é possível usar o corretor ortográfico. Depois mostrar para alguém que domine o idioma para apontar os erros.

O que eu faço agora:
  • Penso e falo tudo em espanhol. É automático. Até com minhas gatas. Agora o que tenho que fazer é praticar o português. Manter um idioma é um exercício constante.
  • Leio blogs em espanhol. Jornais e revistas. Não há problema nenhum em ler livros, só quando se trata de certos livros clássicos de séculos atrás.
  • Não tenho mais tanto receio em escrever em espanhol. Posso escrever textos de todo tipo, mas sempre que posso peço para que alguém corrija.
  • Sempre há vocabulário novo a assimilar.
  • Pouco a pouco o idioma vai se tornando íntimo e amigável. A riqueza de expressões, as diferenças com o português, a curiosidade é muito importante para dar continuidade à aprendizagem. Aprender um idioma abre mais uma parte do mundo para nós.

Links:
Posts relacionados:

4 comentários:

  1. Parabéns! Muito boas as suas dicas, úteis de verdade.
    Eu tinha estudado 3 semestres de espanhol na universidade, antes de vir e quando cheguei, fiz um curso intensivo de espanhol na UB, que nao foi muito legal, achei uma bobagem, mas pelo menos fiquei com um título.
    Gostei muito, beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi Espanhol em chats Espanhóis/ Latino Americanos e no Busuu.

    www.busuu.com/pt

    para quem quer aprender idiomas gratuitamente é muito bom :)

    ResponderExcluir
  3. I'm personally a big fan of maisespanha blog. Thanks for sharing this post.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares