9 de mai. de 2007

Óleo de soja é chique

É possível ter uma idéia de como a publicidade pode ser usada para manipular totalmente a forma como as pessoas pensam e opinam sobre certos produtos, apelando para informações totalmente contraditórias.

Já se vê na tv e nas revistas que a moda atual é falar sobre produtos para mantém a linha e que nos deixam saudáveis ou até ajudam a emagrecer e são anti-envelhecimento. Gostam principalmente de falar sobre produtos considerados "exóticos", como derivados da soja, chá verde, algas, etc.

E com a moda da soja em todas as suas variantes, agora tentam vender também o óleo de soja como se fosse uma grande novidade.

Na Península ibérica o óleo de girassol é o óleo de toda a vida para a alimentação (porque é o mais comum e barato, já que o girassol se adapta bem ao clima local) juntamente com o azeite de oliva (componente essencial da dieta mediterrânea).

Agora tentam empurrar o óleo de soja como um desses produtos que serviram para que todos vivam mais saudáveis (obviamente, com um preço mais alto que o do óleo de girassol).

Mas no Brasil, onde o óleo de soja é o mais consumido, eu havia escutado a história inversa. Dizem que o saudável mesmo é consumir óleo de girassol ou canola. Veja matéria da página do Globo Rural. Querem fazer com que as pessoas consumam os óleos mais caros no lugar do óleo de sempre e dependendo da conveniência contam um conto, com tabelas, histórias sobre omega 3, 6, etc. mas nada fica claro.

O mesmo acontece com outro produto: o açúcar. No Brasil o comum é o açúcar de cana. Na Europa, pelo que sei, se usa mais o açúcar da beterraba, já que é o produzido na região. E como está na moda o "exótico", dizem que o açúcar de cana é mais saudável, modernete.

Mas enfim, é um tema infinito. Porque poderíamos questionar como nos oferecem os mais diversos produtos, manipulando não só as informações referentes ao produto em si, mas também nossa opinião sobre o que é mais saudável, de mais qualidade, o que tem mais produtos químicos, o que tem mais calorias. Tenho a sensação de que como consumidora, nunca saberei o que estou consumindo.

Link:
http://www.nutrar.com/detalle.asp?ID=1134

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