10 de mai. de 2007

Turismo por Galicia

Como em praticamente toda a Espanha, na Galicia há muito que ver e conhecer. Há lugares incríveis, que transpiram História e que são totalmente desconhecidos. E dentre os motivos para seguirem desconhecidos creio que estão a falta de divulgação eficiente e, atrevo-me a dizer, falta de preparação para receber os turistas (infraestrutura e pessoal treinado).

Sempre que vamos a uma cidade nova, procuramos o ponto de informação turística. Nos pontos muitas vezes não conseguem dar as mais básicas informações sobre a cidade ou os serviços, ou então há períodos em que os lugares que pensávamos visitar simplesmente têm seus museus e monumentos fechados, como uma vez ocorreu quando fomos visitar o Monasterio de San Estevo de Ribas de Sil no inverno.

Eu não podia acreditar, afinal é um mosteiro e Parador (certos lugares históricos nos quais é possível se hospedar além de visitar).

Pudemos entrar na igreja e ver a parte exterior, mas como grande parte do mosteiro faz parte do Parador e o mesmo estava fechado, não pudemos ver nada do interior.

Eu já havia visitado este mosteiro antes, mas o pessoal que levávamos para conhecer o mosteiro não pôde ver nada. Dizem que há poucas visitas e hóspedes do Parador no inverno, e por isso fecham o local. Mas aí vem aquela pergunta Tostines... Fecham porque há poucas visitas ou há poucas visitas porque fecham?

Mas voltando ao assunto principal, outro probleminha a meu ver, é a dificuldade de acesso aos lugares turísticos. É fácil se perder pelo caminho e é quase impossível conhecer certos lugares se não é chegando de carro. Há lugares em que um ônibus não conseguiria passar de nenhuma forma. Claro que os potenciais turistas podem se socorrer com pacotes turísticos de agências, que certamente levam as pessoas para conhecer lugares muito interessantes, mas se as pessoas pensam fazer turismo por conta própria precisa ter carro.

Claro que há certa magia em conhecer um lugar escondido, no meio da natureza, de difícil acesso, e que não está lotado de turistas. Mas é meio triste também, ver que há tantos lugares por conhecer, cada um com histórias de arrepiar, e que ficam quase abandonados e esquecidos.

Muita gente desconhece que é possível fazer turismo histórico pela Galicia a dentro. As pessoas costumam vir a Galicia ou como destino final do Caminho de Santiago ou para ir a praia. Diga-se de passagem o litoral é surpreendente, a Costa da Morte e os portos conhecidos mundialmente, como o de Vigo, ou pequenos portos ao longo de vários povinhos de pescadores na costa de Lugo. Mas é possível conhecer além disso igrejas, mosteiros, inúmeros castros e ruínas celtas, lugares cheios de misticismo, povinhos remotos parados no tempo, parques naturais, casas-museu de escritores famosos, bibliotecas antiqüíssimas, muralhas e ruínas romanas, histórias de bruxaria, etc. etc. Também tenho muito para conhecer ainda. Uma vida não é suficiente para conhecer e aprender tudo o que a gente quer.

Links:

Turgalicia
TurismoGalicia.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares