14 de out. de 2010

Qual o equivalente ao Ensino Secundário?

Pergunta que me enviam:

"Tenho o segundo grau no brasil, pode me dizer a que equivale aqui na espanha? a eso o a bachiller"

Provavelmente se você está me perguntando isso será porque tem algum objetivo, como por exemplo homologar o título ou continuar com os seus estudos.

Mas como não sou nenhuma especialista no tema, simplesmente conto o que eu fiz:

Eu solicitei a homologação do meu diploma de segundo grau completo para "Bachillerato" (como sugerido pelo próprio funcionário que me atendeu) aqui na Galicia e foi homologado em poucos meses. O meu curso de segundo grau é o genérico e não um segundo grau profissionalizante. No caso dos cursos profissionalizantes não sei como funciona. O órgão governamental que homologa os títulos tem uma lista com os níveis educacionais de vários países e o equivalente a cada um na Espanha. Se não me engano a competência para homologar diplomas do ensino secundário corresponde a cada região, de forma que o melhor a fazer é consultar a "Consejería de Educación" da sua região ou órgão equivalente para ter certeza de como o seu certificado vai ser homologado, também porque a legislação sobre o tema pode ter mudado.

O chamado "Bachillerato" na Espanha é o que permite depois prestar o vestibular (Selectividad), ou seja, é o curso que antecede o ensino universitário. É como quando terminamos o Segundo Grau brasileiro, o que nos dá direito a prestar vestibular. Já a ESO é cursada antes do Bachillerato.

Com a homologação para "Bachillerato" você poderá ingressar em um curso de "Formación Profesional Superior" (FP II) ou cursar estudos universitários prévio exame. Se você tiver mais de 25 anos poderá prestar o "Acceso a mayores de 25 años" ou ainda o "Acceso a mayores de 45 años", dependendo da sua idade, para entrar nas universidades espanholas.

Se alguém quiser contar sua experiência ou quiser retificar algo é só comentar.

Para saber mais:

13 de out. de 2010

Sacola


E você? Qual lobo anda alimentando?

Postagens populares