16 de out. de 2008

13 de out. de 2008

Toro de Osborne


A silhueta deste touro, o "Toro de Osborne" (chamado assim por haver sido ícone publicitário do Grupo Osborne), pode ser avistada ao percorrer diversas estradas espanholas.

Para saber mais:

Na estrada

Nova série de fotos tiradas da janela do carro, na estrada, mais especificamente percorrendo a A-6, no mês de agosto.






Santa Mariña de las Augas Santas

Povoado pertencente ao município de Allariz, na Província de Ourense, Galicia. Na igreja da cidade vendem um livreto sobre a história de Santa Marina, que dá nome à cidade, que foi decapitada por não obedecer às ordens de um governador romano de renunciar ao cristianismo. Diz a lenda que sua cabeça quicou 3 vezes, onde brotou uma fonte. Na capela da igreja paroquial há um quadro que impressiona, pois retrata a santa decapitada.

Foi uma interessante e arrepiante viagem para conhecer ali a cripta de uma igreja inacabada, que anteriormente funcionava como um forno crematório, e no qual Santa Marina foi queimada. Esta cripta, se não me engano, está numa entrada por um caminho à beira da estrada e não no centro do povoado.

Não é possível nem seguro entrar na cripta sem uma lanterna, já que a escuridão é completa. Ali dentro, por baixo passa um riacho, há um altar de pedra e algumas partes de tumbas de pedra.

Nos links abaixo mais informações sobre esta cidade. Aqui, algumas fotos que tomei há alguns anos.







Para saber mais:

Marina de Aguas Santas - Wikipedia (es)
Santa Mariña de las Augas Santas - Orense
Nas entrañas do prado de Armeá - La Voz de Galicia (em galego)

No Google Maps:



Ver mapa más grande

Postagens populares