29 de jan. de 2017

Dando sinal de vida

Queria informar que estou viva :p e espero postar com mais constância! Faz muito tempo que não escrevo nada por aqui. Parece que estou repetindo o que eu disse na última vez que passei por aqui (acho que foi há mais de dois anos), de que eu tinha intenção de escrever novos posts e de revisar antigos para atualizá-los. Nem me lembro exatamente onde ou quando disse isso, mas enfim… isso não importa. Só sei que tenho um objetivo de escrever ou atualizar um total de pelo menos 30 posts. agora nesse primeiro período.

Já faz quase 13 anos que vivo na Espanha. Fiz apenas uma visita ao Brasil em todo este período. Meu português está meio enferrujado e tenho a sensação de que algo mudou e que o emprego de locuções e concordância não são corretas, e quando falo em português preciso pensar mais, mas fazer o quê… são os problemas de se adaptar a outra cultura e idioma. Vamos ver se melhoro escrevendo estes posts em português!
Quero seguir com este blog já que creio que tenho acesso a informações e ideias únicas para compartilhar. Tem muita coisa que depois de tanto tempo parecem muito comuns para mim mas quando meus amigos me visitam eles acham bem curiosos, engraçados ou estranhos. Ultimamente não tenho viajado muito, mas mesmo assim tenho material acumulado das minhas viagens anteriores, de muitas viagens. Assim também poderei organizar todo esse material.
Apesar de tantos anos sem escrever vejo que o blog ainda recebe uma boa quantidade de visitas. Pode ser que mais adiante eu mude o endereço e a cara deste blog ou mesmo o nome. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso e sobre o que vocês gostariam de saber mais. 

Estou totalmente disposta a responder às perguntas que vocês tiverem ou ver se posso postar algo sobre algum tema do interesse de vocês. De qualquer forma, as respostas seriam provavelmente no formato de uma postagem. Escrevam para: phloxbox em gmail ponto com (para evitar spam) ou envie um comentário via formulário. Nem sempre respondo aos emails mas leio todos! 

Agradeço desde já qualquer colaboração ou opinião sobre o blog. Obviamente qualquer coisa que eu escreva por aqui é só minha opinião.

A conta de luz

Conheço gente aqui na Espanha que atualmente está se assustando com a conta da luz. Todos os meses abrir a carta da conta da luz já está sendo como um jogo de suspense, mas que no lugar de ser um jogo é muito real. Mesmo gente que não tinha dificuldades para pagar as contas está começando a se assustar.

A quantidade a pagar tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, em boa parte na minha opinião por decisões políticas errôneas acumuladas ao longo dos anos que não tiveram em conta os cidadãos ou mesmo os empresários. Para algumas pessoas a conta só aumenta em certos meses (principalmente em dezembro e janeiro), quando costumam receber a família em casa e precisam utilizar o forno de forma regular, a máquina de lavar roupa, lava-louças, estufa, calefação durante todo o dia, etc.

Já algumas pessoas vivem em casas que não são eficientes em manter o calor. Há casas com janelas antigas ou que não estão corretamente estancas e que precisam ser constantemente aquecidas no inverno para serem minimamente habitáveis. Geralmente o problema com essas casas não é tão fácil solucionar. Tem gente que vive em apartamentos alugados e que não podem modificar as janelas. Por outro lado temos o fato de que substituir cada janela custa os olhos da cara.

Soube de empresas que dependem da utilização intensa da eletricidade que estão prejudicadas. Por exemplo, há lavanderias que só colocam as máquinas para funcionar de tarde ou mesmo conheço lavanderias que fecharam as portas por não poderem pagar as contas.

Em casa, a conta de luz em si não vem muito alta, mas devemos considerar que no meu caso a conta de calefação vem separada. A calefação pode tranquilamente dobrar a conta da luz em muitos casos, quando vem junta. Em casa somos duas pessoas e só uso a máquina de lavar louças e a máquina de lavar roupa duas vezes por semana e praticamente não uso o forno. Nessas condições é normal que nossa conta não venha tão alta como a das outras pessoas que conheço que possuem famílias de quatro ou cinco pessoas, com crianças pequenas.


A que ponto chegamos?

Postagens populares