27 de abr. de 2007

Loteria de Natal - Espanha

Se algo é tradição na Espanha e move todo o país é a "Lotería de Navidad". Não estamos nem perto do Natal, mas para explicar o fenômeno nao é necessário estarmos no clima, não é? Há uma entrada na Wikipedia em espanhol para Sorteo Extraordinario de Navidad. Ali você pode conhecer as particularidades do sorteio. São mil detalhes e precisa ser exatamente igual todos os anos.

Quero falar mesmo, de forma muito resumida, é de como a loteria de Natal na Espanha é um fenômeno social.

Quando chega o mês de novembro as pessoas já ficam ansiosas pensando nos números que vão comprar, discutem se um número é feio ou não, se vão tentar comprar um número que já saiu no ano mil novecentos e bolinha, quais os números da sorte, aflora toda veia supersticiosa, a grande probabilidade de uma certa região da Espanha ser premiada naquele ano por ter ocorrido muitas catástrofes naturais por ali, etc, etc.

No mês de novembro, todos os anos aparecia o anúncio da loteria de Natal com um personagem que era um senhor calvo, misterioso e vestido de forma elegante. Não sei desde quando esse personagem aparece no anúncio da loteria, mas parece que já faz tempo. Então imaginem quando em 2006 o senhor calvo deixou de aparecer no anúncio da loteria de Natal. Houve gente que dizia que não ia ter a mesma sorte, que o calvo era essencial para a loteria de Natal, etc.

Mas digo que a loteria de Natal é um fenômeno social, porque praticamente todos os espanhóis compram e acompanham o sorteio. Muitas vezes são quase obrigados socialmente a participar do bolão da loteria com os companheiros de trabalho, ou de qualquer grupo que participe, como vizinhos, em cursos que fazem, etc. Há todo um ritual de troca de números com os amigos e familiares. Muitas pessoas aproveitam essa desculpa da loteria de Natal para ligar para algum colega a quem não se atreveriam ligar em outra ocasião.

Parece tudo muito interessante, solidário e tal. Mas tem um porém. Um bilhete desses de loteria custa 20 euros! Isso é caríssimo. Imagina se alguém recebe de presente um bilhete desses de um familiar e de um amigo por exemplo. A pessoa não pode simplesmente ficar com os números. O ideal é também ter uns números para trocar com quem te presenteou. Ou se dá o bilhete ou se estão longe por exemplo, as pessoas anotam os números do outro. Só nisso a brincadeira sai por 60 reais, porque seriam 2 números mais o seu. Aí está a idéia principal. De que você vai ganhar na loteria junto com seus amigos e familiares! Claro, porque você não vai comprar loteria só para presentear e trocar números. Você também precisa participar para ganhar come eles. Mas além disso geralmente a pessoa participa dos bolões no trabalho, no bar de sempre, etc. Aí não vai ter que desembolsar 20 euros de uma vez, mas seria outro gasto mais. Somando tudo o que se gasta para essa loteria, realmente é um rombo no orçamento de qualquer família.

Além de tudo, os efeitos dessa loteria podem perdurar. Isso ocorre quando alguém não ganha prêmio mas tem direito ao "reintegro", ou seja, ao reembolso do valor do bilhete. Até aí tudo bem. Mas o que acontece é que tem gente que trocou números de palavra com outras pessoas e essas não têm o bilhete em si, só os números. Geralmente nesses casos, a pessoa que tem o bilhete joga outra vez em nome de todos no sorteio seguinte, que é o da "Loteria del Niño" (na época do Dia de Reis em janeiro, que é feriado na Espanha) e se sair novo "reintegro", seguem jogando até que não haja mais nenhum prêmio.

Depois dos sorteios sai na tv o pessoal que ganhou os prêmios principais, brindando e comemorando. O interessante é que não é possível ganhar essa loteria sozinho, de forma que a comemoração também será uma coisa comunitária.

Anuncio Loteria de Navidad 2006
Anuncio - El calvo de la lotería 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares