23 de abr. de 2007

Agora os golpes e enganos chegam ao celular

Se não bastasse o phising e o spam em emails agora há algo semelhante acontecendo com os telefones celulares.

Na Espanha (e em outros países), engenho não falta na hora de inescrupulosos usarem as mensagens SMS para enganar as pessoas.

Não sei se no Brasil ocorrem essas fraudes por celular (além da já conhecida clonagem), mas se ainda não ocorre, é bom se preparar porque as técnicas fraudulentas se espalham com rapidez.

É possível receber mensagens dizendo que são do banco e que o candidato a vítima precisa enviar uma mensagem com o número da conta e a senha (mais perigoso é para quem tem um serviço do banco por SMS, de maneira que a confusão pode ser realmente possível, mas é difícil que qualquer banco peça a senha por SMS).

Ou então enviam uma mensagem em que dizem que a operação de inserção de créditos nos pré-pagos não pôde ser realizada de forma que a vítima precisa inserir a conta e a senha para proceder com a operação.

Além disso, é possível ser incomodado durante todo o dia e por dias seguidos pelas operadoras de celular concorrentes que costumam usar telemarketing de maneira insistente para fazer com que mudemos de companhia. Mas não se trata simplesmente do incômodo de ligarem para falar de descontos e promoções que a gente não quer ouvir.

Já recebi várias ligações diárias de um "número privado" que quando atendia, do outro lado ficava mudo e depois caía a ligação. Isso por quase 15 dias. Pensei que era trote, algum louco, algum desgraçado, pensei em mil coisas. Depois descobri que era uma companhia de telemarketing fazendo promoção de uma operadora de celular.

Essas pessoas que trabalham em telemarketing devem necessitar anos de análise, pelo stress que devem sofrer e causar por meio do seu trabalho. Imagino a pressão por resultados, para ligarem tantas vezes de forma desesperada.

Mas as companhias que mandam fazer isso não têm o mínimo de respeito pelas pessoas. E isso que somos clientes em potencial. Uma falta de respeito tremenda. Ficam ligando dez mil vezes de forma automática durante dias, quando estou no trabalho, almoçando, jantando, dormindo. Onde estão os limites?

Além disso tem a história dos ringtones. Existem uns anúncios para baixar ringtones, imagens fofinhas e outras coisas várias nas revistas em que aparece uma extensa lista de opções com seu respectivo código e número. Você envia o SMS com o código para um número tal e pronto, recebe quase que imediatamente o seu ringtone ou imagem, etc. O problema é que muitas vezes o seu número fica gravado para futuro envio de spam por celular. Se isso não bastasse há algumas empresas criminosas que cobram mas que nunca enviam o que foi pedido ou dizem que deu erro na hora da solicitação. Aí a pessoa vai lá e envia outra vez o pedido e não recebe nada do mesmo jeito. No final das contas tem que pagar uma conta com vários pedidos por SMS sem ter recebido absolutamente nada.

Assim, para minimizar fraudes e abusos, o Ministério da Indústria, Turismo e Comércio da Espanha estuda impor medidas para regular os serviços de SMS. Veja aqui a notícia.

Páginas sobre o tema:

GSMspain - notícias
El correo basura llega al móvil - El País
El teléfono móvil, nueva víctima del spam - Marketing Móvil
Spam - Wikipedia-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares