14 de mai. de 2008

Dica - Como pesquisar por páginas em espanhol



Vejo que há um considerável número de pessoas interessadas em pesquisar por páginas em espanhol ou páginas da Espanha. Seja sobre turismo, receitas, cultura, idioma, etc. Constato isso pelas pesquisas que o pessoal anda fazendo para entrar neste blog. Quem entra neste blog talvez não encontre exatamente o que procura. Que tal fazer uma pesquisa mais específica?

Para alguns pode parecer básico, mas para outros talvez seja uma informação útil. Vamos usar o Google, nosso oráculo mor para ajudar na pesquisa. Vamos lá:

Antes de pesquisar:
  • Se você está querendo pesquisar por páginas na Espanha ou em espanhol estamos pressupondo que você entende suficientemente o espanhol para poder aproveitar as informações que a página que você procura possa te dar. Se bem que se você não entende bem o conteúdo de qualquer página que não está em português também não chega a ser o fim do mundo. Você pode apelar para os tradutores, como o do Google mesmo em " Ferramentas de idiomas" (na página de início do google, à direita da caixa de pesquisa, "ferramentas de idiomas"): Nessa opção, na caixa "traduzir texto", você pode copiar e colar (ctrl+c e ctrl+c respectivamente) algum trecho em outro idioma para ser traduzido para o português, por exemplo ou traduzir a página inteira que te interessa indicando o endereço na opção "traduzir a página web". Lembre-se que a tradução não é perfeita, para falar a verdade a tradução está longe de ser totalmente compreensível. Mas pelo menos nos pode dar uma idéia do texto traduzido.
  • Tenha em mãos um dicionário es/pt ou pt/es. Se você não tiver dicionário físico, sem problemas. Podemos nos auxiliar com os dicionários online como o WordReference ou qualquer outro e de quebra escutar até a pronunciação.
  • Se você não sabe como se escreve uma expressão, um tema ou uma palavra em espanhol procure em dicionário, no Google e também na Wikipedia. A Wikipedia é uma boa ferramenta para descobrir qual é o correspondente em espanhol de certas expressões, palavras, filmes, etc. Procure o verbete em português e com o resultado, veja no menu à esquerda se há um verbete correspondente em espanhol. Exemplo: Entre na página principal da Wikipedia em português em "http://pt.wikipedia.org". Ali procure por "rabanada". No resultado "Rabanada", no menu à esquerda, em "outras línguas" clique em "Español" e você será redirecionado ao verbete correspondente em espanhol que é "Torrija". Fácil, não?
A pesquisa em si:
  • Para achar sites em espanhol, se você fizer uma pesquisa por exemplo na página de início do Google Brasil e do Google España, você vai perceber que nem sempre o resultado vai ser o mesmo. Assim, se você procura páginas na Espanha, melhor fazer a pesquisa no GoogleEspaña em "http://www.google.es".
  • Ou então use a "Pesquisa avançada" (na própria página de início do Google, à direita da caixa de pesquisa, "pesquisa avançada"). Clique ali e você verá muitas outras opções para refinar sua pesquisa. Mude a opção "idioma" para "espanhol" e se preferir também a "região" para "Espanha". Se você quiser restringir os resultados às páginas com domínio ".es" é só preencher o campo "domínio" com a terminação ".es" e só retornarão resultados de páginas com extensão ".es".
  • Entre com palavras em espanhol para ter resultados em espanhol. Se você entra com palavras em português o mais provável é obter resultados que contenham aquela palavra ou conjunto de palavras em português. Parece óbvio, mas o que é óbvio para uns talveznão seja para outros.

Um comentário:

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares