3 de abr. de 2007

Carnaval - Espanha

As pessoas me perguntam se aqui na Espanha tem carnaval. Creio que há carnaval na maior parte das sociedades cristãs, já que é uma forma pagã de comemorar os dias anteriores à quarta-feira de cinzas (se não me engano).

Quanto ao carnaval na Espanha, ocorre em vários pontos do país e é muito diversificado.

Na Galicia por exemplo, cada povoamento tem sua própria festa, com suas máscaras típicas, percussão e costumes. Nesta região o carnaval é denominado Entroido, para celebrar a chegada da primavera. O ciclo do Entroido começa semanas antes dos dias próprios do carnaval (os três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas) e são várias festividades, com simbólicas guerras dos sexos, fantasias feitas com palha, queima de bonecos, uma influência acentuada do campo, farinhada, etc. As pessoas costumam sair fantasiadas pelas ruas nessa época, principalmente as crianças. As festas ocorrem nas ruas e praças principais. Há desfiles pela cidade, em pequenos carros alegóricos, que passam pelas ruas principais. São muito conhecidos os carnavais de Xinzo de Limia, Verin, Laza. Em Laza há um dia em que jogam terra com formiga no público.


As bexigas que os mascarados que aparecem nas fotos, chamados "Pantallas" carregam são bexigas de vaca secas que eles enchem e batem umas nas outras fazendo ruídos que soam bem alto. São figuras típicas da cidade de Xinzo. Cada cidade tem sua figura.

Em Xinzo há um costume destes mascarados irem em grupo "caçar" pessoas que não estão fantasiadas para fazer com que estas os convidem para uma cervejinha.

Um dos carnavais mais destacados na Espanha é o carnaval de Las Palmas de Gran Canaria. Não fui pessoalmente a este evento, mas é conhecido por atrair a muita gente pelas galas de concursos de fantasias, Drag Queens, etc.

E outra coisa que se destaca nesta época, geralmente no sul da Espanha, são as "chirigotas", que são canções em tom humorístico que algumas agrupações apresentam. 

Na quarta feira de cinzas é costume haver um evento chamado "Enterro da Sardinha" em várias cidades, em que as pessoas seguem um carro alegórico, que leva uma sardinha gigante, e que percorre as principais ruas da cidade. Vão atrás do carro várias pessoas fantasiadas de viúvas chorando e lamentando a morte da sardinha, há também pessoas vestidas de monges e moradores que levam velas seguindo a "procissão".


O carro da Sardinha percorre as ruas principais da cidade e no final queimam a Sardinha e há fogos de artifício.


Para saber mais sobre o carnaval na Espanha: aqui, aqui.

última atualização: 21/02/2014

5 comentários:

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares