5 de jun. de 2007

Aos que me enviaram ou pretendem enviar mensagens

Você pode entrar em contato comigo:
Ao enviar mensagens por favor verifique o seu endereço de email, que você tem que incluir na hora de me enviar uma mensagem, porque tenho recebido mensagens com emails inexistentes ou errôneos. Se você me escreve e espera receber uma resposta você precisa me indicar um email válido, certo? ;-)

Se você me enviou uma mensagem e não recebeu uma resposta vai ser pelo seguinte: ou você indicou um endereço de email errôneo ou ocorreu algum erro na hora de enviar seu formulário ou email, ou então será porque você me solicitou informações de que não disponho.

Algumas pessoas me escrevem como se eu tivesse a obrigação de responder ou como se eu fosse uma empregada delas. Acredite, escrevo este blog porque quero, por diversão, para conhecer novas pessoas e por manter meu português em dia, não por necessidade. Em outras palavras, tudo o que há aqui é grátis e você pode ler tudo com toda a liberdade e até perguntar algo, mas sinceramente eu não vou fazer seu trabalho escolar, nem preparar sua aula, nem tirar sua dúvida urgente.

Tenho recebido muitas perguntas específicas. Não tenho conhecimentos ou experiência suficientes para responder a maioria delas. Este é um blog pessoal, em que ponho informações turísticas, de vivência pessoal, ou seja, não sou nenhuma especialista em validação de títulos, vida de estudante na Espanha, "extranjería" ou imigração.

De qualquer maneira, se você quer me contar alguma vivência sua, algo que aconteceu com você, sou toda ouvidos! Adoro ouvir/ler histórias pessoais. E pode ser que me dê uma boa ideia para publicar aqui. As mensagens e emails que me sejam enviadas poderão ser utilizadas em  futuras postagens (preservando a identidade e os dados pessoais dos autores).

Vejo que há muitas pessoas com dúvidas. Querem saber coisas específicas de uma região na qual nunca estive ou querem informações que não tenho como fornecer. Espero que estas pessoas possam solucionar suas dúvidas, mas o máximo que posso fazer é dar algumas dicas de onde buscar informações:
  • Muitas das respostas às dúvidas mais comuns dos estrangeiros estão nas próprias páginas governamentais. Pesquise nessas páginas e tente procurar o que você precisa, lendo com cuidado os detalhes. Muitas dessas páginas se referem a normas (leis, decretos, directivas., etc). Você pode procurar essas leis (oráculo Google) e dar uma olhada já que a resposta pode estar ali mesmo. Para certos trâmites estão enumerados os requisitos, os documentos necessários, o órgão a que você precisa se dirigir, etc. Antes de juntar a papelada necessária, confirme novamente no órgão competente os documentos necessários, porque pode variar de região para região e com o passar do tempo.
  • Procure no orkut, em comunidades sobre imigração, estudo no exterior, Espanha e outros relacionados. Há muita informação nas comunidades e há gente que conhece os temas e que pode dar boas dicas. Procure em páginas do Facebook ou pergunte no yahoo.
  • Se você está na Espanha, você pode ir à "Oficina de Extranjería" da sua região, para tirar dúvidas gerais sobre imigração.
  • Se você está com receio de ir a um órgão do governo, procure uma ONG na sua região que dê apoio a estrangeiros e imigrantes ou associações similares.

Links:

Fóruns de discussão - em espanhol

Os fóruns servem para ter uma idéia mais concreta sobre algum tema que nos interessa, já que as pessoas perguntam sobre suas dúvidas pessoais. Mas como não sabemos quem responde às perguntas, é preciso ter cautela em relação às informações fornecidas. De qualquer forma, pode ser fonte de informações úteis.

Informações e links em outros blogs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares