20 de dez. de 2007

Cuéntame cómo pasó



Cuéntame
cómo pasó é uma série de televisão emitida pela TVE que trata da vivencia de uma família de classe média, os Alcántara, durante os últimos anos do franquismo e o começo da transição para um Estado Social Democrático de Direito, sendo que ao mesmo tempo é uma crônica sócio-política da época (definição emprestada da Wikipedia ).

É uma série excelente, para quem quer aprender espanhol, ver cenas reais da época integradas na ficção, música, vestuário, movimentos políticos, etc.

Na semana passada emitiram um dos capítulos mais esperados da série. Era o capítulo no qual os Alcántara vivem o momento histórico da morte do general Franco. O capítulo terminou precisamente com a morte de Franco, de forma que no próximo capítulo (hoje, creio...se não começam outra vez com as reprises) veremos mais detalhes do que acontece com a família Alcántara nesse período de incertezas e de esperança.

De acordo com este capítulo houve um boato na época de que quando Franco morresse, na TVE emitiriam como "senha" um documentário sobre pinguins antes de passar a veicular a notícia oficial da sua morte. Na série, os personagens ficam na expectativa de ver na tv os tais pinguins. E de forma surrealista, o boato se torna realidade. Parece que de fato, na época houve rumores de sinais e senhas para saber da morte de Franco em primeira mão, mas de momento não há evidências de que o boato tenha se tornado realidade. Na internet há várias discussões sobre o assunto.

Há uma versão portuguesa desta série, que se chama Conta-me como foi. Passa na RTP e ainda não tive a oportunidade de ver.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares