16 de ago. de 2017

Uma forma fácil e agradável de aprender. Usar o Spotify para praticar espanhol


Uma forma agradável de praticar um idioma é escutar música e cantar. Assim utilizamos mais de um sentido, é uma forma ativa de aprender e por meio das emoções estimulamos muito mais o  nosso cérebro. Claro que para praticar o espanhol escutando música você pode fazer isso por diversos meios e escutando os seus próprios cds e arquivos. Aqui vou explicar porque acho interessante o Spotify para o objetivo proposto.

- Spotify, para quem não sabe,  é um programa de streaming de música, com um grande catálogo e que podemos utilizar de maneira gratuita (com certas limitações) em troca de visualização/escuta de alguns comerciais. Você tem a sua disposição um catálogo que você pode pesquisar por álbum, música, género, playlists, etc

- Com uma conta no Spotify você pode criar suas playlists personalizadas. As playlists nada mais sao do que listas de música que você guarda de maneira organizada. Por exemplo, você pode criar playlists com o nome que você quiser e em cada lista dessas guardar as músicas que você quer voltar a escutar. Você pode separar as músicas por gêneros, idioma, letras mais complexas das mais fáceis, etc.

- Pode guardar, assinar e criar as suas próprias playlists e pode compartilhar tudo isso com seus amigos assim como pode ver artistas de estilos parecidos aos que você gosta, seguir artistas, ver o que seus amigos andam escutando. Pode ver um ranking de músicas e artistas mais escutados por país. Você pode usar todas essas características do aplicativo, como já mencionamos, de graça ou pagando. De graça, como você já pode imaginar, só vai ter que escutar também a publicidade e ser importunado por alguns pop-ups e no celular só poderá escutar as playlists no modo aleatório. Se você pagar, além da vantagem de não escutar os anúncios poderá também escutar as suas músicas sem ter que se conectar a internet.

- O primeiro passo é criar uma playlist com as músicas em espanhol que te interessam para praticar. O ideal, se você está começando, é procurar incluir músicas lentas, de fácil compreensão, em que as palavras se escutam claramente. Mas se você não conhece nenhuma música como começar? Bom, aí não é o ideal mas você pode começar usando uma playlist pública por exemplo. Mais abaixo estão algumas playlists que você pode seguir ou você pode pesquisar por playlists que sejam mais do seu interesse. O que você pode fazer é escutar algumas músicas dessas playlists e a partir delas criar as suas, guardar as músicas que você achar mais adequadas.

- Quando você tiver a sua playlist criada uma coisa interessante a fazer é ter a letra das músicas da playlist. Antes havia um complemento chamado Musixmatch dentro do próprio Spotify, mas agora Musixmatch é um aplicativo independente. Esse complemento encontra a música que está sendo tocada no Spotify e encontra a letra correspondente, e te mostra a letra sincronizada, ou seja, linha a linha no momento em que estão pronunciando as letras. Parece que atualmente o musixmatch só funciona nos smartphones mas não no desktop. Existem outras apps que fazem a mesma coisa, mas o que quero aqui é dar uma idéia de como você pode utilizar uma app como essa para praticar idiomas. Assim você tem o seu próprio karaokê.

- E se você não encontrar a letra de alguma música pode ainda transcrever a letra você mesmo e ajudar a comunidade a se beneficiar também. Você não tem que usar o Musixmatch. Você pode procurar a letra de cada música e imprimir ou guardar como você quiser.

Depois de ter tudo organizado só falta dar um "play" na sua lista e cantar junto com as letras, tentando copiar a pronúncia e a cadência das frases.

Atreva-se com músicas de letras complexas, longas ou pronunciadas com rapidez para tentar ganhar fluidez. Repita várias vezes.

Aqui vocês têm algumas listas, com diferentes estilos que podem servir para criar suas playlists:

Um comentário:

  1. Your article is incredibly useful.Everyday your diary inspire Pine Tree State heaps deal and helped to develop one thing new like I actually have developed a brand new app spotify premium apk offline mode this is often great and pleasant.Thanks for the awe-inspiring posts , please keep updated frequently.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares