13 de nov. de 2018

Brigando para pagar a conta


Há um costume aqui, uma questão cultural, que não sei se acontece em todo o país, mas que é muito comum. É o costume de “invitar” (convidar) as pessoas, quando você vai a um bar, restaurante ou “cafetería” com seus amigos ou conhecidos, uma pessoa costuma querer pagar a conta toda. 

Pode ser que em alguns casos você pague especificamente o que você consumiu, mas muitas vezes é comum que uma pessoa pague pela consumição de todo o grupo. E como não está definido quem vai pagar, as pessoas costumam meio que ir correndo pedir a conta, ou vão ao banheiro e no caminho pedem a conta e pagam ou acabam até discutindo para poder pagar. 

Os jovens, estudantes, etc não costumam “invitar”, também porque geralmente não trabalham e não tem poder aquisitivo. Nas reuniões familiares (pelo menos nas que estive) é quase certo de que alguém vá acabar pagando por tudo.

Se é um grupo que se reúne periodicamente, mais ou menos depois acaba havendo uma organização tácita pela qual cada vez uma pessoa diferente acaba pagando. Mas acho que nunca vou me acostumar a esse esquema. Para mim ainda é muito mais fácil e conveniente dividir a conta ou pagar só o que consumi. 

Geralmente quando alguém te “invita”, você acaba ficando com a obrigação de pagar a próxima. Não está definido quando é a sua vez de pagar mas geralmente se espera e se aceita que é assim.

Postagens populares