3 de jan. de 2007

Curiosidades - Espanha

Na Espanha os filmes são todos dublados, e ver os filmes com legendas é uma exceção. Os filmes sao vistos dublados não só na tv, mas também no cinema e na tv a cabo.

"Usted" não é sinônimo de "você". Na América Latina muitas vezes é usado como sinônimo, mas "usted" na Espanha é uma maneira formal de tratamento, geralmente usada para pessoas com mais idade ou desconhecidos. É uma maneira de tratar parecida com dizer "senhor".

A famosa paella é a paella valenciana (de Valencia, que é uma cidade) e não é tão degustado generalizadamente como o feijão com arroz no Brasil. É um prato típico e comum, mas não se come quase todos os dias. Dependendo da região, pode ser que prefiram comer um cozido ou outro prato regional.

Na Espanha, creio que maioria das regiões, é costume levar a aliança de casamento no dedo anular da mão direita e não da mão esquerda como no Brasil.

O sobrenome paterno (primer apellido) vem antes do materno (segundo apellido) no nome das pessoas. Por exemplo: Carmen García Fernández. García seria o sobrenome paterno e Fernández o materno. Ou seja, o nome de uma pessoa quase sempre possui três partes: nombre + primer apellido + segundo apellido. Ao se casar, um dos cônjuges não incorpora o sobrenome da família do outro cônjuge ao nome, de forma que geralmente o nome estará sempre composto pelas 3 partes antes faladas. Por isso, muitas vezes os espanhóis se confundem por exemplo com nomes portugueses e brasileiros.

Apesar de estar mudando agora, o "Día de Reyes" (dos Reis Magos, 06 de janeiro, feriado nacional) ainda é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos (Cabalgata de Reyes Magos) vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, se se comportaram mal). As crianças esperam que os Reis Magos levem os presentes a casa e entao deixam pratos com comida para os reis e água para os camelos, para que possam descansar um pouco depois da longa viagem.

3 comentários:

  1. Quiero felicitarlos por la iniciativa. Es un buen comienzo.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, mas fale mais sobre a espanha, sobre pontos turisticos, comidas tipicas (mais), sobre o alfabeto etc, mas assim é um bom começo!!

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares