30 de jul. de 2007

Que calor

Sim, muita gente reclama e com razão. Faz muito calor. Muitas vezes sinto-me como uma vampira, evitando o sol, que queima. Em casa o calor é terrível. Vivo em um ático e o que tem de bonito também tem de inconveniente quando o telhado esquenta e o apartamento vira uma estufa. As paredes todas quentes, na cozinha, tudo que está fora da geladeira está quente.

E todas as noites temos que prender as gatas no banheiro para poder deixar o ar passar, porque durante o dia somos reféns em nossa própria casa. Não abrimos as janelas na presença das gatas, porque uma delas já se aventurou em sair pela fresta de uma janela e caiu telhado abaixo, mas foi só um susto (e muito drama da minha parte).

Cheguei no verão, há 3 anos (amanhã completo 3 anos na Espanha). No primeiro passeio fora da cidade desmaiei (eu nunca havia desmaiado). Eu, que vinha do clima ameno da cidade de São Paulo. Meu corpo não havia ainda se acostumado ao clima, seco e quente. Eu não suava e ia acumulando calor e mais calor. Até que puf. desmaiei. Mas foi só outro susto.

Agora reclamo no inverno que está frio e desejo que chegue o verão, e no verão, reclamo também e desejo que esfrie.

Mas observar as estações do ano definidas claramente é interessante sim. As folhas das árvores que caem, as flores, o retorno das folhas, o período de chuvas, o período seco, o frio, o calor intenso, a paisagem alaranjada do outono, nuvens de pássaros que buscar refúgio ao anoitecer.

No verão: Roupa de inverno para o armário e sai a roupa de verão, muito hidratante para o rosto, atravessar a rua para caminhar pela sombra dos edifícios, é provável pegar uma gastroenterite, anoitecer às 10 da noite, tomar algo nas "terrazas".

6 comentários:

  1. Oi! Temos mais coisas em comum do que sabia... heheheh... Estamos na Espanha a pouco mais de dois anos. Também moramos num ático, uma gracinha, mas no verão a parte de cima, onde fica nosso quarto, esquenta que é uma beleza! Aquela sensação deliciosa de morar em um micro ondas. E também temos um gato, que você já deve ter lido a respeito. Eram dois, mas a irmã dele morreu antes de virmos para cá. Sou totalmente paranóica que ele caia pela janelas(e não é só drama, acontece mesmo). Aqui, como não tem tela de proteção, como no Brasil, usei aquelas telas de mosquitos, você mesma compra e instala. Tem uma ótima, com sistema de velcros, me quebrou um galhão e as janelas podem ficar abertas. Besitos, Bianca

    ResponderExcluir
  2. Oi Bianca,

    Agradeço sua visita. Você também mora em um ático? Pois é, sinto que vivo numa estufa. Mas de noite o ar está fresco lá fora e nós ali, sem poder abrir as janelas. Abrimos só por uma hora para que as gatas, porque do contrário elas ficham chorando no banheiro. O telhado fica quente durante todo o dia.

    Soube dessas telas, mas se as gatas forçam com a cabeça, nao sei se aguentaria... Sem contar que a janela do quarto é daquelas de telhado, o que impossibilita colocar essa tela. É uma pena, porque seria muito útil. Mas tenho que provar algum dia nas outras janelas...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu primeiro verao aqui na espanha, moro proximo em Almeria, muito proximo ao mar. O calor é algo infernal, principalmte porque Almeria tem o mar de um lado e o deserto do outro. Qdo cheguei aqui os primos da minha esposa me diziam que o calor era insuportável, e eu ria....morava no Brasil, o que esse pessoal sabe de calor......pois é.....é insuportável.
    Boa sorte nesse verao e com sa gata.
    http://quevengaeltoro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, o que é esse verao daqui hein? No Brasil faz calor, mas nao como aqui, impossível andar na rua. A minha sorte é que moro em um bajo!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu outra vez... só para te dizer que comigo, ou melhor, com nosso gato, a tela anti-insetos funcionou super bem, por isso te indiquei. Ele é muito calmo e não forçou a tela. Não custa tentar em uma janela e ficar de olho para ver se com suas gatas funciona. Ficar com as janelas fechadas no verão é impraticável! Comprei no famoso El Corte Inglés, da marca "Tesa". Acho que existe uma para janela de sótão, mas essa nunca vi. Besitos, Bianca

    ResponderExcluir
  6. martin e pantera - acho q sair ao sol tem esse efeitos de "fritar" mesmo porque o clima é seco. Boa sorte para vcs. Se bem que estes dias o clima anda bastante ameno por aqui.

    Bianca - vou tentar comprar uma tela dessas para testar. obrigada pela dica.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares