1 de out. de 2007

Algumas informações sobre o Consulado Geral em Madri

  • Se você é brasileiro e reside na Espanha, de forma legal ou não, não se esqueça de fazer sua inscrição consular. Em teoria, a inscrição consular é importante para que o Consulado tenha seus dados e possa te auxiliar com mais rapidez. Este procedimento pode ser realizado via correio.
  • O Consulado-Geral do Brasil em Madri não está no mesmo edifício da Embaixada. Não se confunda.
  • Como aparece na página, o Consulado não presta informações por telefone. Você pode enviar um email pedindo informações ou você ainda pode enviar um FAX (informe o número no qual você quer receber o fax de resposta), para o número que aparece na página do Consulado.
  • Verifique se há um Consulado Honorário com jurisdição sobre sua província (da jurisdição de Madri. Para a jurisdição de Barcelona favor consultar página específica). Ligue e verifique se o Consulado Honorário realmente existe antes de ir ou envie um email. Alguns Consulados Honorários, como o de Vigo não existem mais.
  • Consulte sempre a página do Consulado antes de ir até lá. O endereço do local pode haver mudado. Consulte também os horários e datas de funcionamento para não perder a viagem.
  • Se você tiver algum trâmite específico para realizar ali, verifique se você tem toda a documentação e o dinheiro para pagar as tarifas. Verifique antes de sair de casa. Não vá esquecer alguma coisa em casa e perceber isso depois de percorrer 500 km (digo isso por experiência própria!)
  • Leve todos os seus documentos brasileiros, como certidão de nascimento, CPF, RG, Título de Eleitor, Passaporte, etc. com suas respectivas cópias, para qualquer eventualidade. Já me pediram documentos que não estavam na lista dos requisitos para o trâmite que eu ia realizar. Melhor pecar por excesso que ter dor de cabeça depois.
  • Da última vez que estive por lá (e creio que não era nesse edifício novo que aparece na página do Consulado agora) era preciso chegar antes do horário de abertura para pegar senha. Há um número limitado de senhas. Prepare-se para esperar na fila. É provável que ao chegar ao guichê você tenha que preencher algum formulário (se você não tiver levado o formulário preenchido previamente - os formulários podem ser baixados na página do Consulado) e que tenha que sair da fila ao banco para pagar a taxa. Depois você vai ter que retornar para entregar o comprovante do pagamento no guichê.
  • Alguns trâmites podem ser realizados via correio. Veja os requisitos na página do Consulado e observe como deve enviar o correio.
Atualização: Mudaram a página e com isso algumas informações também foram alteradas.

Um comentário:

  1. um espanhol veio ao brasil e falsifcou endereço para fazer casamento com pessoa ja casa no brasil, isso e errado como o cartorio nao verifica isto, pois a prostituição na espanha tem apoio da policia, pois ficam amantes em troca de proteçaõ, e so verificar em plasencia o que tem de brasileira se prostituindo e são alvo de policias e empresarios, sem vistoria de muitas que foram deportadas e voltam por outros paises

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares