17 de abr. de 2008

Brasileiros no exterior

Outro dia em uma visita à página do Consulado-Geral de Brasil em Barcelona encontrei ali um livreto em arquivo pdf do Ministério do Trabalho e Emprego que acho que poderia ser útil a todos que pensam estudar ou viver no exterior.

Mais que dirigidos aos brasileiros que já estão no exterior, acho que é um bom material para quem ainda não saiu do Brasil, para que possam ter uma idéia das situações a que sendo estrangeiros podem estar expostos.

Não trata dos temas com muito detalhe, mas repassa vários pontos que deveríamos ter em mente e que muitas vezes na pressa deixamos de lado e depois precisamos estar correndo atrás para regularizar. Temas tais como tributos, documentos, educação, saúde, etc. são citados de forma amena e acessível.

Um problema das pessoas que estão no exterior é depender dos trâmites relativos ao país de origem e também de destino. Se ter que pensar na papelada no Brasil já costuma dar calafrios (quando temos que tirar carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista, passaporte, fazer procuração, abrir conta em banco, tirar cópias autenticadas, etc.), pensar ainda na papelada do país de destino é algo para dar quase um surto. É preciso pensar não só em como tirar os documentos, mas também na sua manutenção, validade, renovação e nessa brincadeira é muito provável que percamos tempo, dinheiro e a paciência. Nessas horas é preciso ter calma, respirar fundo e seguir em frente.

Esse livreto não soluciona problemas, mas dá uma idéia dos nossos direitos e obrigações ao viver no exterior.

Enfim, tomei a liberdade de copiar o arquivo no divShare para que possa ser baixado e compartilhado ou lido ali mesmo no divShare caso você não queira baixá-lo. No próprio livreto permitem a reprodução, desde que citada a fonte.

clique aqui para ler ou baixar. (você pode ler na própria página ou baixar o arquivo. Livreto: Brasileiras e Brasileiros no Exterior - informações úteis, Brasília, 2007. Tamanho do arquivo - 925 Kb, formato PDF, 72 páginas).

2 comentários:

  1. Bolsa de Estudos na Espanha31 de agosto de 2009 às 18:14

    Oi pessoal,

    Aproveitando esse material do Ministério do Trabalho, tenho uma outra novidade: pra todo mundo que quer estudar na Europa ganhando uma Bolsa de Estudos, uma ótima dica é o Livro “7 PASSOS PARA GANHR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA EUROPA”.

    Lá estão todas as informações sobre como se candidatar, como aumentar suas chances, tudo sobre as documentações além das listas completas de Universidades e Programas de Bolsas de Estudos para todos os países da Europa. O livro é bem baratinho, e vale muito a pena, mesmo!

    O site é www.bolsasdeestudos.com.br

    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tudo bem?

    Sou escritor por encomenda de livros retratando histórias biográficas,
    familiares e corporativas com 36 anos de experiência.

    Certamente muitos dos seus asssociados devem ter trajetórias bem
    interessantes envolvendo determinação, realizações, conquistas
    e momentos de superação que merecem ser preservadas em livro,
    reunindo textos e imagens.

    Por isso gostaria que divulgasse a possibilidade de elaborar
    o livro a distância e assim poderemos compartilhar suas
    experiências da melhor forma, que servirão de referência
    e exemplo para muita gente.

    Para conhecer o meu histórico profissional acesse este link
    http://www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    Desde já agradeço pela ajuda e estou à disposição para
    qualquer esclarecimento.

    Até breve!

    Oscar Silbiger / Vida Escrita
    Rua Joaquim Pinto de Moraes, 271 – sala 17
    13092-370 Campinas / SP / Brasil
    Tel.: 5519 99217-7849 WhatsApp
    E-mail: diretoria@vidaescrita.com.br
    Skype: oscar.silbiger
    www.vidaescrita.com.br

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares