10 de jul. de 2008

Certidão Negativa de Antecedentes Criminais por internet

Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal, do Brasil.

Vi há uns dias no site do Consulado-Geral em Madri que é possível sacar a Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal pela internet.

Nem todas as pessoas necessitam solicitar este documento, no entanto, é bom saber que temos este serviço a nossa disposição caso necessitemos, já que anteriormente era preciso uma procuração para que alguém fosse pessoalmente à Polícia Federal no Brasil pedir este documento.

Não solicitei o meu, assim que não tenho nada para comentar a respeito e não sei ainda como funciona o serviço. Caso alguém tenha utilizado este serviço por internet deixe um comentário.

Ressalte-se que como qualquer documento brasileiro o mesmo deverá passar pela legalização diplomática para poder ser usado em qualquer trâmite na Espanha.

Atualização (10/09/2008):

Voltei na semana passada depois de passar 15 dias em São Paulo. Como eu precisava da certidão de antecedentes criminais, liguei para a polícia federal em São Paulo e ali me informaram que a certidão só ficaria pronta em 10 dias. Informaram-me também que a certidão emitida via internet não servia e que precisaria comparecer pessoalmente ou dar procuração para alguém ir solicitá-lo. Depois ainda descobri que essa certidão que emitem na polícia federal precisa ter a firma do delegado reconhecida. Como preciso da certidão para ser usada na Espanha, ainda precisará passar pela legalização diplomática e tradução. Tem despachante que realiza o serviço de solicitar essa certidão.

Um comentário:

  1. Olá! Eu tirei minha certidão pela internet, porém, logo na primeira página há uma mensagem da DPF avisando que alguns consulados não aceitam a certidão via internet.
    Me conforta seu post!

    de qualquer forma, a certidão parece perfeita, porém não tem data (e no visto, há uma exigência de que a certidão tenha sido emitida com até 15 dias de antecedência à solicitação). Mas, de qualquer forma, também há um destaque na página: "esta certidão tem validade com a comprovação dos dados em documentos do solicitante".. ou algo assim.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares