3 de nov. de 2008

Números 900

Imagine a cena:

Estou no trabalho, tenho conexão ADSL de internet e por questões alheias a minha vontade e sem eu ter causado nada a conexão de internet não está funcionando. Bom, o normal é ligar para a companhia telefônica com a qual temos contratado o serviço para perguntar qual é o problema, se a coisa vai demorar para voltar a funcionar, etc. Ali vou eu consultar para que número tenho que ligar. Ah, um 902, que neste caso é o telefone para o caso de problemas ou avarias na linha. Mas como assim? Além de prestar um serviço merreca tenho que ligar a um telefone 902 (número pago por minuto) para perguntar qual o problema na minha conexão? Em outras palavras, a própria companhia de telecomunicações não fornece um serviço satisfatório e eu é que vou ter que pagar o pato? Sem contar que me deixam ouvindo a musiquinha por vários minutos e depois ainda ficam nos passando de um lado a outro (levante a mão quem nunca passou por isto). E neste caso quando demoro muito tenho essa sensação de ouvir as moedas virtuais caindo no meu orelhão imaginário.

E não são só as companhias telefônicas que usam o número 902. Virou moda e se tornou um bom negócio todo tipo de empresas usarem este tipo de números, que chamam de números de "Atención al cliente", quando na realidade poderiam chamar de: "é meu dever prestar serviço pré e pós venda mas eu quero mesmo é arrancar dinheiro e vê se não enche muito que eu cobro por minuto".

Outra cena:

Em um banco me dão um cartão de crédito e me dizem que tenho que ligar para o 902 deles para desbloquearem o cartão. Ou seja, já vão me cobrar anuidades, comissões e o escambau e ainda estou obrigada a ligar para um 902 (e de quebra querem me obrigar a aceitar um maravilhoso produto, é mole?). Haja paciência e dinheiro.

Para poder escapar de alguns números 902, podemos consultar páginas web que possuem listas com os equivalentes "normais" destes números. Em lugar de ligar para o 902, fazemos uma pesquisa para ver se tal 902 tem um número equivalente "normal", em que cobram como uma ligação comum. É possível fazer esse tipo de pesquisa por exemplo na página: No más números 900.

Para saber mais:

líneas 902 - Wikipedia (es)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares