22 de set. de 2010

Javali

Jabalí por Enrique Dans

Desde que cheguei aqui tenho ouvido sempre alguma notícia sobre javalis. Sobre javalis que acabaram passeando pelo meio de alguma cidade, alguma fêmea com os filhotes avistados não sei onde, incontáveis acidentes nas estradas por terem atropelado um javali, histórias sobre como afugentá-los, para impedir que destruam as colheitas, como preparar sua carne, gente que andava pelo bosque e foi atacada, etc.

Nas regiões rurais espanholas, o javali é uma verdadeira obsessão.  Ficam repetidamente se perguntando se vão aparecer. Em época de incêndio há rumores de gente que botou fogo nos montes para afugentar estes animais e que acabaram causando incêndios gigantescos.

Rayones por Enrique Dans

Em plantações de milho por exemplo, passam derrubando e pisando os pés de milho, estragando as colheitas. Não é só a voracidade do animal  que faz os agricultores perderem o sono mas também a forma como passam derrubando e destruindo tudo pelo caminho, deixando buracos e arrancando plantas. Uma forma de controle através da caça costuma matar o javali macho. 

Costumam utilizar diversas formas de afugentar o animal: ruídos com cataventos metálicos, rádio ligada toda a noite na plantação já que acreditam que a voz da radio afugenta os animais, cercas, barreiras, muros, arame.

Os filhotes se denominam "rayones" (listras). São muito simpáticos e têm essas listras que servem de camuflagem. Enfim, o javali é um animal muito inteligente e capaz de se adaptar a qualquer entorno, causa ódio e fascinação.

Parece que no Brasil também estão com problemas por causa deles.

- Javali virou praga: chamem o Obelix! - Planeta Sustentável


Outros

- Jabalí o agricultor - La Voz de Galicia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares