20 de set. de 2010

Você sabe o que é a Queimada?

A queimada é uma bebida preparada tradicionalmente na Galicia.

Como ingredientes são usados: aguardente, açúcar branco refinado, casca de limão (e/ou laranja), alguns grãos de café e em alguns lugares também pedaços de maça e uva.
Geralmente se faz no exterior, já que as chamas da queima do aguardente chegam a ser muito fortes podendo subir muito e geram muito calor. Em épocas de festas tradicionais como o Magosto, é costume fazer uma queimada para acompanhar as castanhas assadas.

Os utensílios utilizados são específicos para a preparação desta bebida: Um recipiente redondo de barro cozido no qual serão misturados todos os ingredientes e uma concha também de barro para remover o líquido lentamente. A tampa serve para apagar o fogo de maneira definitiva. São utensílios que aguentam muito bem o fogo e o calor:

foto: Fresco Tours

A bebida é feita com aguardente, mas como grande parte do álcool é consumido com a queima o que sobra não é muito forte. Geralmente a queimada chega a apagar sozinha, depois de arder com muita intensidade. Fica uma bebida doce, de sabor muito agradável e aromático. 

Dizem que serve para espantar os maus espíritos, malefícios, bruxas (a Galícia é conhecida como "terra de meigas"). Na hora da queimada é tradição recitar o conjuro.

Conjuro em galego aqui (infelizmente parece que retiraram o texto do conjuro na versão original). Mas você pode ver a versão em português.

Um amigo meu conta que a queimada que ele faz não queima bem se ele não recita o conjuro. E este mesmo amigo conta que ele esteve em uma casa com algumas pessoas que achavam que algo na casa incomodava e que não podiam dormir. Então fizeram uma queimada e depois tudo parecia melhor. Depois de vários golinhos... ;o)

Um comentário:

  1. Vi essa receita hoje no programa Spain on the road again que passa na Fashiin TV, estou com muita vontade de experimentar. adorei o blog

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares