25 de jul. de 2017

Sobrevivendo ao calor - Não subestime o calor europeu


De passagem ou vivendo em um país de clima temperado (quero dizer com isso um clima com as quatro estações bem definidas), com verões quentes e secos, faz-se necessário tomar alguns cuidados. Muitas vezes a temperatura no verão pode ultrapassar os 40 graus em países como Portugal, Espanha, França, Itália, etc. O litoral atlântico e cantábrico costuma ser mais fresquinho, mas é uma exceção. Outras regiões litorâneas costumam estar tão quentes quanto o continente.

A boa notícia é que geralmente o calor está concentrado durante o dia (nos lugares mais secos, nos úmidos é mais complicado). No interior, pelo clima seco há uma variação bastante razoável de temperatura quando o sol não está incidindo, de forma que as noites são mais frescas chegando até a ser realmente frias. Como exemplo tenho que dizer que quase morri de frio em um camping em Veneza em pleno verão. Ali os dias estavam bem quentes mas de noite ficou bem frio para o meu gosto e eu não tinha cobertores para me proteger da intempérie e poder dormir em condições adequadas.

Aqui todo mundo aproveita o verão para sair e estar na rua até altas horas, já que o sol se põe muito mais tarde do habitual. Pode chegar a escurecer só às 10:30 da noite. Mas os não iniciados precisam saber que geralmente as ruas estão mais desertas na hora da "siesta", entre as 3 e as 6 mais ou menos. É o horário em que as ruas estão mais quentes e estar diretamente ao sol sem estar preparado por uns 20 minutos seguidos pode ser suficiente para causar uma insolação.

Frequentemente há notícias de mortes por ondas de calor e as principais vítimas são idosos mas também é comum encontrar entre os mortos jovens e adultos que estiveram expostos ao sol durante um período prolongado sem tomar certas precauções. Podemos dizer que é um tema sério e que vale a pena tomar certas precauções.

Aqui exponho o que costumo fazer. Obviamente algumas das coisas podem ir contra o bom-gosto, elegância e sentido do ridículo mas prefiro ser pouco elegante a me sentir mal e acabar no hospital.

Assim, as recomendações são:

  • As óbvias, como:

- Beber muita água. Bebidas geladas, sucos, sorvetes e sopas frias, mas nesse caso tento me controlar e não tomar tantos sucos e sorvetes pela quantidade de açúcar e gordura já que é muito fácil no final do verão a gente se pesar e ter uma desagradável surpresa ao comprovar na balança. Também é preciso controlar a ingestão de comida muito fria porque uma grande quantidade pode não fazer muito bem ao sistema digestivo, dependendo da pessoa. Aproveito o verão para comer menos e perder uns quilinhos, caminhando bastante e aproveitando que tenho menos apetite.

- Evitar a desidratação. Se suamos muito será adequado consumir bebidas isotônicas, mas com moderação. Se temos o costume de consumir refeições muito salgadas as bebidas isotônicas não são necessárias. Se há percepção de estar desidratado, havendo suado muito e com diarreia um bom recurso é comprar pacotes preparados de soluções (soro em pó) vendidas nas farmácias.

- Protetor solar. Tema gente que abusa do protetor solar mas acho que é preciso ter cuidado na hora de utilizá-lo já que no final das contas é outro produto químico que passamos no corpo.

- Proteger a cabeça e os olhos. Bonés, sombrinhas, chapéus. O chão de pedra clara, costuma refletir os raios de sol e estar constantemente com esses raios incidindo nos olhos pode ser prejudicial, de forma que está recomendado usar óculos de sol.

- Evitar banhos quentes, já que se você demorar um pouco no banho quente, combinado com o calor pode acabar com a pressão baixa e desmaiar.

  • As não tão óbvias:

-Andar pela sombra, já que há risco de insolação. Meia hora ao sol com a cabeça descoberta pode ser suficiente para causar um verdadeiro mal-estar. Parece meio exagerado dizer isto, mas depois de caminhar alguns minutos com o sol incidindo diretamente na cabeça, principalmente para as pessoas que tem o cabelo escuro e longo, o corpo não é capaz de aguentar tanto calor.

- Evitar fazer exercício físico intenso nas horas de mais calor. Andar devagar. Ao suar perdemos líquido.

- Toalha molhada. Algumas vezes pode ser uma boa ideia utilizar uma toalha molhada para passar pelo corpo ou mantê-la enrolada no pescoço. Quando vou molhá-la outra vez, costumo lavá-la com sabonete para que fique um cheiro agradável e não aquele cheiro de pano velho molhado.

- Molhar a cabeça e deixar o cabelo molhado para refrescar.

Em casa:

- Andar descalço, se o chão está frio ajuda a esfriar um pouco mais o corpo.

- Ventilar a casa ao anoitecer e de manhã cedo. Geralmente, se o ar está seco, ou seja, a umidade ambiental está em 30% ou 40% ao anoitecer a temperatura vai baixar rapidamente. É o momento ideal para abrir todas as janelas e armários para que todo o ar quente acumulado na casa saia e se equilibre a temperatura interna e externa. Ao contrário, quando fora começa a esquentar e se sentir que um ar quente está entrando em casa é hora de fechar todas as janelas e baixar as persianas para que o sol não entre, acabando por esquentar a casa. Não esquecer de abrir também os armários já que incrivelmente algumas vezes também retêm calor. O ar quente sobe, assim que muitas vezes abrimos a janela para ventilar mas o ar quente fica retido no teto e não chega a sair. É preciso abrir as janelas, permitindo a saída de ar quente  das partes mais altas da casa. Abrir num extremo da casa e no outro contrário se possível para que as correntes possam circular livremente. Dependendo de como é a casa pode que isso não seja possível.

- Pulverizar água pela casa, e nas plantas principalmente (somente nas plantas que toleram bem a umidade).

- Vigiar os animais de estimação. Verificar se estão hidratados, e se parecem cansados e sentindo muito calor. Oferecer muita água. Se o dia é muito quente e se o animal aceita e não se sente mal pode ser uma boa ideia oferecer água gelada ou água com cubinhos de gelo. Dependendo do animal pode ser interessante cortar-lhes o pêlo bem curto. Algumas vezes, colocar um pano ou toalha úmidos para que eles possam se deitar em cima, pode ser uma solução boa para animais que estão sofrendo com o calor.

- Usar roupas claras e de tecidos ligeiros, já que permitem que o corpo respire e não esquente muito. Acho que usar roupas de algodão claros fica perfeito. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares