27 de jul. de 2010

Botellón - Sabe o que é? Descubra porque é uma dor de cabeça para quem vive perto de um

foto de Meg Wills

Para quem não sabe o que significa, botellón é uma reunião, uma forma que as pessoas encontraram de se juntar e beber na rua ao invés de irem aos bares e discotecas, em que as bebidas costumam ser mais caras. Para saber mais sobre o que é o botellón, na Wikipedia está explicado com todo luxo de detalhes.

Aqui vou falar de como o botellón me afeta.
Nunca participei de um, simplesmente porque não tenho o costume de sair muito de noite, já que para mim deixou de ser uma diversão faz tempo, e também porque não  tenho o costume de beber. Mas posso falar das suas consequências, já que vivo em um edifício que fica de frente para uma praça onde as pessoas se reúnem para fazer botellón todas as semanas, a partir da quinta-feira até o fim de semana. 

Acho que as pessoas têm todo o direito de se reunir e fazer o que bem entenderem, que não seja ilegal e  de maneira pacífica. E acho que se um grupo de pessoas querem se divertir bebendo também é coisa deles.

O que realmente acho que contraria tudo é que o melhor lugar que as pessoas encontrem para fazê-lo seja de noite, em uma área no centro da cidade, com muitos edifícios residenciais ao redor e sem nenhuma infraestrutura para toda essa gente que se reúne (não há nenhum banheiro público por perto, por exemplo). Sem contar que vejo que essa gente não se importa se está incomodando outras pessoas que precisam descansar em suas residências e nem pensa duas vezes antes de urinar, vomitar e detonar as casas alheias.

O que costuma acontecer aqui todas as noites é que a partir da quinta-feira já começam a se reunir para as bebedeiras. E fica aquela barulheira toda, madrugada a fora, algumas vezes até pelo menos as 7 da manhã, como se houvesse um show acontecendo dentro do meu apartamento, mas não é uma bebedeira pacífica e feliz.  No começo é uma barulheira com música, gente falando alto, etc. mas depois de umas horas não há erro, começam os gritos, desentendimentos, as brigas, tanto entre homens como entre mulheres e gente incitando ao redor. 

Na manhã seguinte ao botellón, principalmente de sábado para domingo, já saio sabendo que na porta do edifício vou encontrar uma poça de urina, na melhor das ocasiões, porque em outras podemos ter alguma surpresa pior, como encontrar o vidro da porta quebrado porque alguém jogou alguma garrafa, copos quebrados, extintores esvaziados, caixa do correio queimada, etc. O que acontece com essas pessoas? Em que pensam para virem destruir a casa dos outros? 

Ao sair do edifício vejo uma fila de vômito que segue por pelo menos três quarteirões. E muito cedo, ainda com alguns jovens jogados pelas calçadas, o município envia seus empregados para limpar e esconder toda a sujeira. Até houve uma época em que conseguiram evitar o botellón colocando a polícia na praça de noite, o que também é uma solução bem tosca, que já se via que não ia ser duradoura. Para que fizeram isso? Simples: não houve botellón na época das eleições locais. Logo voltou a ocorrer a mesma coisa de antes.

Será tão difícil encontrar um lugar em que as pessoas possam se reunir em paz, com uma mínima infraestrutura, algum lugar longe dos edifícios residenciais? Provavelmente não seja do interesse dos políticos ou mesmo dos bares ao redor do botellón.

E depois de tanta algazarra, de tantas noites mal dormidas, de tanta sujeira, fico ainda procurando alguém que realmente se divirta nessa situação toda. Em outras palavras, nessa história há bêbados, insones, vizinhos furiosos, figuras fantasmagóricas que seguem pelas ruas cambaleando  até o amanhecer, mas em resumo, tem alguém se divertindo autenticamente?

2 comentários:

  1. Realmente, morar perto de um lugar onde tem botellón ninguém merece! Nao consigo compreender os adolescentes espanhóis que gostam disso... ficar bebendo no meio da rua, sinceramente, nao vejo a graça. Pelo menos no meu tempo, a gente ia a um bar e ficava tocando violao, hehehe. O melhor era que nao enchia o saco de nenhum morador.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alessandra,

    Essa moda da bebedeira em massa nas ruas está pegando em vários países. O que eu não gosto mesmo é que saiam destruindo e sujando tudo e ninguém fica contente no final, nem quem passou a noite bebendo.

    Agradeço a visita.

    um abraço.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares