5 de fev. de 2014

Chove chuva


Ontem no elevador minha vizinha me disse que se continuava chovendo como está chovendo viraríamos rãs. Como em outros lugares, o tempo é aquele típico tema para puxar conversa no elevador. Mas realmente é que está chovendo muito, mas muito mesmo.

Na Galícia é normal que chova muito. Em Santiago de Compostela por exemplo é perfeitamente normal que em um ano chova pelo menos 250 dias. Em outras regiões da Espanha varia muito. Madrid por exemplo é uma região mais seca.

A época de chuva coincide com as temperaturas mais baixas. Alguma vez pode chover quando a temperatura é mais alta, mas isso não é o comum. Pode chover vários dias seguidos no outono, inverno e primavera. Não chove todos os dias seguidos, mas pode ser que em algum mês chova realmente todos os dias. No inverno percebemos muito mais o efeito do clima, já que coincide que os dias são muito mais curtos e muitas vezes mesmo de dia as nuvens costumam cobrir todo o céu, um nublado cinzento e não deixam passar nenhum raio de sol. Dizem que com tão pouco sol as pessoas acabam ficando deprimidas.

Pode ser uma chuva abundante que dura horas e horas, ou uma chuva intermitente ou ainda uma fina garoa que cai durante todo o dia, o denominado "calabobos". 

Venho da terra da garoa e mesmo assim essa chuva continua me surpreende. É que a época de chuvas no Brasil é no verão e mesmo se acabamos meio ensopados ou com os sapatos todos molhados por horas, pode ser algo desagradável de aguentar mas não chega a nos deixar doentes, já que nessa época de chuva a temperatura não é baixa. 

Pois bem, aqui a gente precisa ter muito cuidado de não acabar molhado por muito tempo já que se você acabar "cogiendo frío", na certa vai ficar com um mal-estar, um resfriado ou um desarranjo intestinal. Para evitar qualquer problema eu sempre uso sapatos impermeáveis (por exemplo goretex ou de outra marca), que aguentam a água. Tem gente que vive de "katiuska" (bota de borracha), ou com "bota de monte" (as botas para caminhada e escalada, tipo Timberland, Panama Jack, etc). Para as mulheres há uma oferta de sapatinhos impermeáveis bem bonitos agora, mas não são fáceis de achar e custam os olhos da cara. Não é como antes que as opções de sapatos impermeáveis eram poucas e tínhamos que nos conformar com usar uns sapatos quadradões. 

É comum ver as pessoas andando por aí sem guarda chuva, mas com capuz ou algum chapéu de chuva, ou seja, que só cobrem a cabeça. Além das pessoas que evidentemente detestam levar guarda-chuva outra razão para não levar guarda-chuva em muitos casos é que em muitas tempestades o vento impede que possamos levar o guarda-chuva. Muitos são quebrados pela força do vento e não permitem que a gente se tape bem. E com aquele vento que vem na diagonal não serve de muito também.

Assim que se você está pensando em visitar a Galícia, o norte de Portugal ou o País Basco ou mesmo fazer o Caminho de Santiago na época de chuva venha preparado ou se prepare aqui com sapatos adequados e capa de chuva.

Um comentário:

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares