5 de set. de 2007

Quatro estações

Algumas impressões. Na realidade, falo comigo mesma, comento para mim, relembro coisas. Pouco a pouco acrescento.


PRIMAVERA

É a época em que começam a aparecer as primeiras terrazas (aquelas mesas exteriores dos cafés) pelas calçadas, que estavam recolhidas durante o inverno. As árvores que estavam sem folhas e pareciam mortas começam de repente a ficar cheias de vida e de folhas (sim, parece coisa de desenho animado, e sim, você já viu mil vezes essa imagem primaveril, mas é assim mesmo). E claro, não poderia faltar, o canto dos pássaros. Nao me lembro se é nesta época, mas posso ver claramente nuvens de pássaros buscando refúgio nas árvores ao anoitecer.

Os casacos voltam para o fundo do armário.


VERÃO

É a época de férias dos espanhóis. Pode ser que muitas lojas simplesmente fechem durante 15 dias ou mesmo o mês inteiro.

Nesta época as pessoas costumam fechar as persianas da casa de dia, para que o sol não esquente demais a casa. E de noite, quando está mais fresco, levantam as persianas e abrem as janelas para ventilar. No verão ocorrem incêndios em diversas regiões. Em cidades costeiras, nos dias ensolarados, haverá menos gente nas ruas, porque estarão todos na praia.

Uma coisa excelente é que anoitece às 22:00. Dá para aproveitar muito bem o dia. É quando se percebe melhor a hora da siesta e sua utilidade. Tente sair a rua às 15:30. Em cidades pequenas, não haverá um ser vivo na rua a essa hora, as lojas estarão fechadas, o sol de derreter te fará procurar um refugio.

No fim das férias começam os anúncios na tv de fascículos de banca de jornal. Anunciam o início da coleção de vários objetos, livros, cursos, etc. De bonecas de porcelana, casas de boneca, aeromodelismo, dinossauros, ponto cruz, dvds de séries, carros em miniatura e tudo o que você possa imaginar.


OUTONO

Típico outono laranja, de clima temperado, com cheiro a folhas de plátano. O Outono é uma boa época para conhecer a Espanha. Já não é uma época tao turística, as praias estarão mais vazias (o que é muito propício para longas caminhadas à beira do mar), e o sol ainda estará presente. Com o clima mais ameno dá para bater perna, entrar em muitas lojas, conhecer becos escondidos.


INVERNO

No início do inverno é preciso purgar os radiadores, para que estes possam funcionar de forma eficiente, deixando a casa em uma temperatura agradável. Os radiadores precisam ser purgados porque vai acumulando ar, impedindo a passagem da água quente, que serve para esquentar a casa. Ao alugar uma casa na Espanha, convém verificar se a mesma está equipada com sistema de aquecimento. Pode ser que seja possível sobreviver ao inverno em uma casa sem aquecimento, mas não recomendo, porque faz frio sim. Não subestime o inverno espanhol. Nesta época, a conta da luz sobe de repente, pelos gastos com o aquecimento. A casa aquecida fica com um ar bastante seco.

Os dias costumam ser escuros, nublados. Saem do armário os casacos mais grossos, roupas sobrepostas.

Costuma chover muito no inverno em algumas regiões. E por dias seguidos. Também neva em grande parte do país, e principalmente nesta época os carros precisam estar com um jogo de correntes para os pneus guardado no porta-malas, para o caso de que haja neve na estrada. É importante ter cuidado com placas de gelo que se formam nas estradas, que diminuem a aderência dos pneus. Alguns povoados acabam isolados por tempestades de neve.

Com a neve, tem gente que aproveita para ir às estações de esqui. Ainda não fui a nenhuma estação de esqui na Espanha, mas espero poder visitar algum dia. Muita gente fica na expectativa, esperando que neve o suficiente para poder esquiar.

Um comentário:

  1. Interessante e muito proveitosas as considerações, mas acho que poderia colocar as datas em que se inicia cada estação.

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares