15 de mai. de 2007

Certificado de Conclusão do Segundo Grau (Ensino Médio)

Quando fui solicitar a homologação de título universitário também aproveitei para pedir a validação do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Já que eu sabia que ia demorar para conseguir homologar meu título universitário, aproveitando a viagem e pagando uma tarifa mais, dá para conseguir o certificado que comprove pelo menos a escolaridade de Ensino Médio.

Na Espanha, concluir o ensino secundário obrigatório dá direito ao título de Graduado en Educación Secundaria Obligatória e depois desta etapa, após mais dois anos de estudo, podem ter o título de ensino secundário facultativo, chamado de Bachiller.

O meu certificado de conclusão de segundo grau me deu direito ao título do Bachillerato, que possibilita passar pela Selectividad (vestibular) para poder entrar na universidade.

O trâmite para conseguir este certificado foi muito mais simples que o da homologação de título universitário. Realizei este trâmite diretamente na seção de educação da Subdelegación de Gobierno. Ou seja, pelo que sei, a papelada não teve que ir a Madrid, e só tiveram que contrastar as matérias que eu cursei com as do sistema educativo espanhol. Na seção de educação da Subdelegación possuem tabelas com a equivalência em anos e cursos de vários países. Para quem está em Madrid, é muito provável que este trâmite se realize no próprio MEC. link.

Mas de qualquer forma este certificado não sai na hora. Tive que esperar 3 meses para recebê-lo.

Se você tem um diploma de segundo grau, consulte no MEC, se você está em Madrid ou na Subdelegación de Gobierno, no departamento de Educación, da sua região se você nao está em Madrid, para saber como você precisa apresentar o seu pedido, a tarifa a pagar, etc.


E para que serve?

  • É provável que queiram comprovar nossa escolaridade se a gente quer realizar certos cursos (como o da Escuela Oficial de Idiomas) ou procurar emprego. Então, é uma boa ter um certificado oficial para demonstrar pelo menos nosso nível mínimo de escolaridade.
  • Com este certificado, podemos fazer um curso de Formación Profesional Superior. Isso não significa que a gente pode ingressar a um curso diretamente. Pode ser que dependendo do curso e da escola seja necessário participar de um processo de seleção.
obs: Se você validou seu título conte-nos como foi.

Um comentário:

  1. vc sabe o que devo fazer para homologar meu 2 grau? se posso fazer isso ja na espanha ou tem que ser no brasil?

    ResponderExcluir

Nem todos os comentários serão respondidos, mas leio todos. Agradeço desde já toda colaboração, sugestão e crítica. Caso queira me enviar uma mensagem privada faça-o por meio do FORMULÁRIO DE CONTATO que se encontra na barra lateral. Para evitar receber spam (lixo virtual), não deixe seu endereço de email/msn no CORPO do comentário.

Postagens populares